top of page
Biologia Celular
Célula do epitélio intestinal
Introdução

Absorção é o nome dado ao processo de transporte de moléculas simples através do epitélio intestinal. Existem três tipos de características que aumentam a superfície intestinal e que, consequentemente, aumentam a absorção e o aporte de nutrientes disponíveis no organismo. São eles:
1. Presença de pregas circulares (grandes dobras da mucosa intestinal);
2. Presença de vilos
3. Borda em escova (superfície membranosa semelhante a uma escova).
Nos ateremos às projeções epiteliais chamados vilos que são estruturas semelhantes aos dedos de uma luva e que são cobertos pelos enterócitos (as células absortivas do epitélio intestinal e o alvo de nossos estudos).
Cada enterócito possui dois diferentes tipos de membranas celulares: basolateral e apical. A membrana/superfície apicalestá em contato com o lúmen e é coberta por glicocálix, além de ser altamente proteica. Já a membrana/superficie baslolateral faz referencia à base e lateral do eritócito e é semelhante às demais membranas. Esta divisão se dá em virtude das ligações entre os enterócitos adjacentes que denominam-se zônulas de oclusão (e estas conexões localizam-se próximas às terminações apicais de cada célula/enterócito). As zônulas de oclusão permite, em algumas regiões, a passagem de água e alguns tipos de moléculas pequenas; mas esta permeabilidade pode ser alterada em virtude de substâncias reguladoras neuro-hormonais.
Além disso, os enterócitos recobrem as criptas e, tanto as zônulas oclusivas como o endotélio capilar são barreiras com certa permeabilidade (permeabilidade seletiva).
Microvilosidades das Células epiteliais do intestino
Microvilosidades
Estrutura Juncionais
Estruturas juncionais da célula epitelial.
Citoesqueleto
Citoesqueleto e seus componentes.
Sistema de Endomembranas
Complexo de Golgi, Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso e Lisossomos
bottom of page