top of page
Biologia Celular
Célula do epitélio intestinal
Estruturas Juncionais

Alberts et. al., 2010

Imagem Retirada do Livro: Molecular Biology of the Cell, Alberts, 2005
-
A: "Esquema" das estruturas juncionais.
-
B: Micrografia obtida através do método de "fratura a frio".
-
C: Micrografia Eletrônica convencional Onde é possível observar às estruturas juncionais
Estruturas Juncionais, são especializações de membrana, geralmente, encontradas em células do epitélio, como às células epiteliais do intestino, possuem diversas funções e características diferentes, elas podem ser:
-
A = Junções Impermeáveis: Cuja função é de vedação entre as células, são compostas por ocludinas e claudinas, formando às zônulas de oclusão, e sua principal atividade, é manter a polarização da célula, impedindo a passagem de substâncias entre elas.
-
B = Junções de Adesão: Sua principal função é a de adesão entre as células, ou adesão entre célula e matriz extracelular, possuem a presença de caderinas, formando às zônulas de adesão, e tal estrutura se encontra logo após as zônulas de oclusão. Formam “placas” de ancoragem citoplasmática, com filamentos de actina, que prendem uma célula a outra, tal estrutura é mais elétron-densa, e é capaz de resistir às forças de tensão. Um exemplo dessas esturas, são os desmossomos, cuja função é a de adesão entre as células do epitélio, e os hemidesmossomos, cuja função, é a de adesão entre célula, e a matriz extracelular.
-
C = Junções de Comunicação (GAP Junctions): São estruturas, cuja principal função, é a de comunicação entre as células, com conexões (tubos), entre elas. São constituídas por conexinas, é atuam na sincronização de processos celulares, e a fosforilação das conexinas leva a morte celular. Tal estrutura pode estar relacionada a diversas patologias, com a Fibrose Cística, onde, não existe um fluxo de sais para a membrana, portanto o transporte de íons ocorre de maneira incorreta.
bottom of page