Biologia Celular
Célula do Epitélio Intestinal
Microvilosidades
-
Às microvilosidades, ou microvilos, são especializações de membrana, muito comuns nas células epiteliais do intestino (mas não ocorrendo exclusivamente nessas células). É uma expansão do citoplasma recoberta pela membrana celular, cuja principal função, é aumentar a superfície de contato celular.

Disponível em: <http://www.vetmed.vt.edu/Curriculum/VM8054/Labs/Lab3/Examples/>. Acesso em: 02 Abr. 2017.
-
Às microvilosidades são de extrema importância para o funcionamento da célula do epitélio intestinal, patologias relacionadas, como a doença celíaca, que afeta o intestino delgado, impede o paciente que sofra desse mal, de comer qualquer alimento que contenha glúten. A parede intestinal de pacientes com tal patologia, é “lisa” não sendo possível observar às microvilosidades, que seriam observáveis em pacientes saudáveis. A doença faz com que as microvilosidades, canais específicos para absorção de nutrientes, atrofiem e deixem de absorver vitaminas, proteínas e outros elementos.

Sustentação dos
microvilos
-
Estudos feitos a partir de microscopia eletrônica revelaram a presença de actina, miosina e α-actina no interior dos microvilos. Embora normalmente presentes na movimentação celular, cumprem, neste caso função de sustentação e projeção citoplasmática a fim de aumentar a superfície de contato do intestino com o bolo alimentar.
-
Cada microvilo contém em seu interior cerca de 40 feixes de actina estendidas de uma extremidade à outra da célula, sendo fixadas em espessamentos na base por meio de grossos filamentos de miosina. Eles se ligam, ainda, entre eles e com a membrana também com auxílio de polipeptídeos.
