Biologia Celular
Célula do epitélio intestinal
Sistema de Endomembranas
O Sistema de Endomembranas é um grupo de membranas e organelas das células eucarióticas que trabalham em conjunto para modificar, empacotar e transportar lipídios e proteínas. Ele inclui uma variedade de organelas, dentre elas:
-
Retículo Endoplasmático: tem um papel chave na modificação de proteínas e na síntese de lipídios, consiste de uma rede de túbulos membranosos e bolsas achatadas. Se divide em:
-
Rugoso: possui inúmeros ribossomos aderidos à sua superfície citoplasmática. Conforme estes ribossomos sintetizam proteínas, eles entregam as novas cadeias de proteínas em formação ao lume, onde passam por dobramentos e modificações;
-
Liso: é contínuo com o RER, mas possui poucos ou nenhum ribossomos em sua superfície citoplasmática. Dentre suas funções estão: Síntese de carboidratos, lipídios e hormônios esteróides, desintoxicação de medicamentos e venenos, armazenamento de íons cálcio;
-
-
Complexo de Golgi: organela responsável pela síntese de polissacarídeos e pelo processamento de lípidos e proteínas sintetizadas no RE. Entre o processamento que acontece no golgi destaca-se a glicosilação, a fosforilação e a sulfatação;
-
Lisossomos: contêm enzimas digestivas e atua como usina de reciclagem das organelas, degradando as estruturas obsoletas para reutilizar suas moléculas. Atua também na digestão de moléculas externas, se unindo ao fagossomo e deteriorando seu conteúdo;

Retículo Endoplasmático. Contíguo ao envelope nuclear, se divide em R.E. Rugoso, com presença de ribossomos; e R.E. Liso.

Complexo de Golgi. Redes cis são voltadas para o RE, agindo na captação de material proveniente dele; e as trans voltadas para membrana plasmática, agindo na liberação de vesículas.

Lisossomos. Em microscopia de transmissão se apresentam como estruturas ovais e eletronsdensas.
Alberts et. al., 2010

Nas células absortivas do revestimento epitelial do intestino esse sistema é importante na absorção e distribuição das micelas de ácido graxo, glicerol e monoglicerídeos. Após cruzar as microvilosidades, esses produtos são coletados nas cisternas do Retículo Endoplasmático Liso, onde os triglicerídeos são ressintetizados e circundados por uma camada delgada de proteína.
Essa estrutura, composta aproximadamente por 95% de triglicerídeos e 2% de proteínas se chama quilomícron. Os quilomícrons são liberados nos vasos linfáticos por exocitose, sendo posteriormente degradados pelo fígado em HLDL e LDL. Assim, nessas células o Sistema de Endomembranas se configura da seguinte forma: Retículo Endoplasmático Liso próximo à região apical, onde recebe as vesículas. Complexo de Golgi próximo a região basal, encapsulando e secretando as vesículas de quilomícron.

Além do papel na absorção de lipídeos nas células absortivas, o Sistema de Endomembranas se organiza de forma diferenciada nas células cáliceformes. Esse tipo celular do epitélio tem a função se produzir e secretar mucina, que em contato com a água torna-se muco, e leva esse nome pelo acúmulo de vesículas de secreção na parte apical, que compõe esse formato característico.
Nessas células, observa-se que o Sistema de Endomembranas se organiza de forma distinta à das células absorventes: o Eetículo Endoplasmático localiza-se na região basal e o Complexo de Golgi na região supranuclear.
